Uma massa de pequenas rochas vulcânicas quase do tamanho da Bélgica foi descoberto boiando ao largo da costa.
O trecho de golfe bola do tamanho de pedras-pomes foi detectado pela primeira vez esta semana por um avião da Força Aérea da Nova Zelândia cerca de 1.000 quilômetros a noroeste de Auckland.
As rochas se estendem por cerca de 26.000 quilômetros quadrados.
Um navio da Marinha levou os cientistas para as rochas noite quinta-feira. Naval tenente Tim Oscar diz que as rochas apareceu um branco brilhante sob um holofote, como uma plataforma de gelo gigante.
Ele diz que é a coisa mais estranha "'' ele é visto em 18 anos no mar.
"A pedra parecia estar sentado dois pés acima da superfície das ondas, e acendeu uma cor branca brilhante no centro das atenções. Era exatamente como a borda de uma plataforma de gelo", disse ele.
Tenente Oscar disse ter sido informado pelo GNS Volcanologist Helen Bostock o dia anterior, quando o primeiro navio encontrou uma área de pedra-pomes de um vulcão submarino.
o navio No entanto, foi bastante assustador estar se movendo em direção a ela a 14 nós Demorou cerca de 3 -.. 4 minutos para percorrer a jangada de pedra-pomes e, como previsto, houve nenhum dano Como nós nos movemos através da jangada de pedra-pomes foram utilizados os holofotes para tentar encontrar a borda -. mas, estendendo-se até onde pudemos ver ".
Cientistas dizem que as rochas provavelmente vomitou em uma erupção de um vulcão submarino. Eles não acreditam que a erupção está ligado à erupção de cinzas em terra esta semana de um outro vulcão, o Monte Tongariro.
Autoridades dizem que as pequenas pedras não oferecem perigo à navegação.
A Força de Defesa diz que a massa de rochas se estende 250 milhas náuticas por 30 milhas náuticas.
- AP