Tudo bem, então nós acabamos concordando que nada pode se mover mais rápido que a velocidade da luz, certo? Bem … sim e não. Embora isso seja tecnicamente verdade, pelo menos em teoria, verifica-se que há uma lacuna encontrada no ramo alucinante da física conhecido como mecânica quântica.
A mecânica quântica, em essência, é o estudo da física em uma escala microscópica, como o comportamento das partículas subatômicas. Estes tipos de partículas são incrivelmente pequenos, mas muito importantes, pois eles formam os blocos de construção de tudo no universo.
Então, digamos que você tem dois elétrons (uma partícula subatômica com carga negativa). O entrelaçamento (também conhecido como emaranhamento) quântico é um processo especial que envolve o emparelhamento destas partículas. Quando isso acontece, as coisas ficam estranhas, porque a partir de agora, esses elétrons ficam idênticos. Isso significa que se você mudar um deles (como alterar sua velocidade orbital), sua partícula parceira alterará exatamente da mesma maneira. Instantaneamente. Não importa onde ela esteja – pode estar do outro lado do universo. Mesmo sem você tocá-la. As consequências deste processo são enormes e significam que a informação pode, essencialmente, ser teletransportada para qualquer parte do universo instantaneamente.
Falando de coisas que são outras coisas …
À primeira vista, as partículas (como um elétron) e ondas (como a luz) não poderiam ser mais diferentes uma das outras. Um deles é um bloco de matéria sólido, e o outro é um feixe de energia radiante, mais ou menos. São maçãs e laranjas. Mas, como se vê, coisas como a luz e elétrons não podem limitar-se a um estado de existência – eles agem como partículas e ondas, dependendo de quem está olhando.
Isso soa muito estranho, mas há provas concretas que mostram que a luz é uma onda, e outras provas concretas que mostram que a luz é uma partícula (idem para os elétrons). Ao mesmo tempo. Não é uma espécie de estado intermediário entre os dois. Não se preocupe se isso não fizer muito sentido, porque estamos de volta ao reino da mecânica quântica e, a esse nível, o universo não gosta de fazer sentido de maneira alguma.
Espuma quântica
Voltando para a física moderna, onde as coisas voltam a ficar muito estranhas…
O espaço vazio, aparentemente, está de fato vazio. Isso soa como uma suposição bastante segura e óbvia. Mas acontece que o universo é muito inquieto para aturar isso, razão pela qual as partículas estão constantemente aparecendo e desaparecendo do nada em todos os lugares.
Elas são chamadas de partículas virtuais, mas não se engane, elas existem e foram comprovadas. Elas existem apenas por uma fração de segundo, o que é tempo suficiente para quebrar algumas leis fundamentais da física, mas rápido o suficiente para que isso não importe muito em nossas vidas cotidianas.
Os cientistas chamaram esse fenômeno de “espuma quântica”, porque o fenômeno deve lhes ter lembrado bolhas de gás que aparecem “do nada” em um refrigerante.

Nenhum comentário:
Postar um comentário