As Meninas SuperPoderosas é uma sutil e inteligente sátira ao mundo dos super-heróis. Tem como tema as aventuras de 3 meninas com superpoderes geradas através de uma experiência (com açúcar, tempero, tudo que há de bom e a acidental inclusão do elemento X) que luta contra os montros e perigos que assombram a pequena cidade de Town´s Ville.
Se isolarmos apenas o cabelo de Florizinha e sua extravagante fita, podemos descobrir algumas associações reveladoras. Esses estranhos objetos na cabeça dela serão realmente um laçarote? Se alguém enxergar duas ogivas nucleares, provavelmente não estará longe da maior paranóia que se esconde na alma americana. Ou seriam dois gigantescos falos, sinalizando a apropriação do poder masculino? As Meninas Superpoderosas são uma inconsciente antecipação da paranóia e da atitude isolacionista que iria instalar-se nos Estados Unidos após o atentado terrorista ao World Trade Center. É significativo que o desenho tenha surgido quando Plutão mal entrava em Sagitário e que tenha-se transformado num seriado três anos mais tarde, quando Plutão já ativava o Ascendente da carta americana. Talvez a mensagem das três menininhas seja a de que a lei e a cultura do Ocidente estejam em risco, o que coloca todos os cidadãos - até mesmo as crianças do pré-escolar - diante do dilema de lutar pela preservação do establishment ou entregar os pontos ao Macaco Louco. Acabou-se de vez a era da inocência.
O Macaco Louco tornou-se mais inteligente do que seu próprio "pai" Eu sou o único Macaco Louco, porque só exite UM Macaco Louco. Não existem dois nem três Macacos Loucos, porque UM é o número de Macacos Loucos existentes. Curiosamente, as meninas Superpoderosas são "filhas" de uma figura uraniana, o professor Utonium, que brinca de deus gerando seres sobre os quais não tem absoluto controle. As próprias meninas estão neste caso, já que seus superpoderes são fruto de um acidente. Da mesma forma, o Macaco Louco guarda analogia com os Hecatônquiros e outros seres monstruosos e disformes, capazes de trazer consigo a perturbação e o caos.
Analisando o desenho: uma versão moderna das Eríneas Filhas de uma experiência de laboratório, as Meninas Superpoderosas apresentam a particularidade de terem dois "pais": um "legítimo", o professor Utonium, e outro, o Macaco Louco, em decorrência de uma trapalhada casual. Nenhuma mãe. Surgem elas portanto como fruto de uma competição de egos num mundo controlado por homens. De um lado, o vaidoso cientista, corporificando a pretensão prometéica de Aquário, que se considera capaz de reproduzir os mecanismos da vida criando seres geneticamente perfeitos; do outro, um macaco, animal que simboliza um estágio infra-humano, inferior ou arcaico da evolução, dando forma aos aspectos mais primitivos ou mais negativos do eixo Leão-Aquário: a veleidade intelectual do uso do conhecimento para o controle absoluto, a cisão entre ciência e respeito humano, o ego hipertrofiado. O macaco é mostrado sempre com a cabeça enfaixada, o que expressa a idéia de que ele é um "cérebro doente", poderoso, ampliado em suas capacidades.
... Diz-se que o som simboliza o princípio divino: “Deus é a personificação ... O corpo é como uma bolha d'água, a mente é como um macaco louco; ...A dualidade entre Apolo e Dioniso que marca o modo de ser da humanidade desde os ... parente próximo do macaco, seria algo ultrapassado frente ao super-homem – a .... "Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos conhecem" ...
O corpo é como uma bolha de água, a mente é como um macaco louco. ... Não devemos ter dualidade mental. Tenham fé absoluta e não a abandonem até seu último ...Dualidade significa "o espaço e eu", mais do que a completa identificação com o .... O macaco curioso desperta do seu desmaio, mas não desperta completamente. ... sente-se deprimido, indefeso, e vai-se tornando inteiramente louco. ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário