Informação Incorrecta: Afeganistão: ópio e crianças
O Afeganistão é desde 1992 o principal produtor mundial de ópio, ultrapassando Myanmar, o Triângulo Dourado (Myanmar, Laos e Tailândia) e a América Latina. Única exepção foi o ano de 2001, quando o poder pertencia aos Talibans. Mas desde a ocupação dos EUA, a produção voltou a crescer, aumentando progressivamente até ter duplicado hoje os resultados do ano de 2000 (anos mais produtivos: desde 2004 até 2007).
A terra utilizada para o cultivo ultrapassa aquela dedicada à cocaína na América do Sul e 92% de todo o ópio não utilizado na indústria farmacêutica tem origem no Afeganistão. O resultado é uma receita que varia entre 2.5 e 4 milhões de Dólares, cerca de 35% do Produto Interno Bruto do País, dinheiro cuja maior fatia é dividida entre 200 mil famílias.
Presidente do País, Hamid Karzai, lançou um apelo para acabar esta prática que, entre as outras coisas, viola os ensinos do Islão e os direitos humanos fundamentais. Mas qual credibilidade pode ter um Presidente cujo irmão era um dos maiores traficantes de ópio do País (e regularmente pago pela CIA também, tal como o Ministro contra a Droga)? - See more at: http://informacaoincorrecta.blogspot.com.br/2016/05/afeganistao-opio-e-criancas.html#sthash.DF77LQgP.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário